Selo EURECICLO | Atempoá

Selo EURECICLO

Publicado: 19/11/2019

O que é o selo eureciclo?

Para você entender melhor, o selo integra um projeto da New Hope Ecotech. Essa é uma empresa especializada e líder no segmento de tecnologias para gestão de resíduos sólidos no Brasil.

O objetivo da empresa foi desenvolver uma plataforma capaz de rastrear e armazenar dados da cadeia de reciclagem. Assim, empresas que realmente estão comprometidas com esse processo de reciclagem recebem o selo e os consumidores têm conhecimento mais transparente da marca.

Hoje, o projeto atua também no Chile. A ideia da New Hope Ecotech, aliás, é expandir cada vez mais a atuação do projeto! A iniciativa inclusive já recebeu uma série de premiações a nível mundial, como o The Unilever Sustainable Living Young Entrepreneur, The mai Bangkok Business Challenge, The BT Award for Circular Economy Digital Disruptor, entre outros.

O selo é muito importante pois lembra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ela determina que o Brasil diminua a massa destinada a aterros sanitários em 45% até 2031. Portanto, a cadeia de reciclagem ganha um papel de protagonista nessa história: é uma alternativa inteligente, econômica e eficaz de correr contra o tempo!

Como funciona o selo eureciclo?

O selo é baseado em uma troca de serviço, mas com foco na reciclagem! Ou seja, não é nada difícil de entender o seu modelo!

 Ele funciona através da contratação de algum dos seus planos pela empresa interessada. A partir disso será escolhida uma cooperativa de reciclagem parceira que realizará o trabalho junto à empresa.

Além disso, periodicamente é enviado um relatório de impacto ambiental onde é possível visualizar todos os resultados gerados. Com isso, a empresa poderá exibir o seu certificado #eureciclo, comprovando que integra as ações do plano de compensação ambiental das suas atividades.

Quanto ao plano que a empresa escolhe ao aderir ao eureciclo, isso tem relação com o volume de resíduos estimados que ela gera. Eles podem ir de 2,3 toneladas de embalagens ao ano até 9,2.

Como fazer a sua parte?

Seja na indústria da moda ou não, muitas pessoas se questionam sobre como podem ajudar a diminuir os impactos ambientais do que consomem. Sem dúvida, isso 

Antes de comprar qualquer produto, não se esqueça de pesquisar bem sobre a marca, o seu histórico, as ações que realiza e, principalmente, se ela possui o selo eureciclo. Essa é uma pequena atitude que você pode fazer para apoiar um projeto inovador e também ser um consumidor mais consciente!

O selo é apenas mais um passo para produzir melhor, mas o retorno tem grande impacto! Por isso, quanto mais marcas estiverem associadas a ele, melhor!


Voltar